Eletiva nº 1 - Ciências da Natureza no cotidiano - Biotecnologia - Professora Janaína

RESPONSÁVEL


PAULA

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Criar um pequeno manual destinado a todos os moradores e alunos do CEPI Maria Joana de Jesus, nas áreas Agroalimentar e da Saúde, sendo que já foram obtidos resultados importantes para a produção sustentável de alimentos e nos cuidados com a saúde humana. Com intuito de divulgar suas pesquisas e promover a conscientização dos jovens da região.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A metodologia utilizada para a execução dessa eletiva consistirá em aulas dialogadas com a mediação do professor, expondo, através de recursos didáticos diversos, conteúdos propostos pela eletiva, através de debates e produção de materiais informativos. Assim, o estudante terá a oportunidade de participar da aula ativamente e expor seus conhecimentos prévios e experiências num ambiente de respeito e aceitação, realizando atividades de análise, investigação, observação, pesquisa de campo e desenvolvendo o tema de acordo com as orientações propostas a cada aula.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva acontecerá com a exposição de trabalhos de pesquisa, desenvolvidos pelos estudantes com as devidas orientações dos professores responsáveis pela eletiva, e a apresentação de um Manual sustentável dos métodos utilizados para obtenção dos elementos benéficos para saúde e produtos alimentícios, que ficará disponível para consulta na Biblioteca da escola.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Geografia
    •  Inglês



    Eletiva nº 2 - População em itinerância – A voz dos refugiados - professor KASSIO CAVALCANTE ALVES

    RESPONSÁVEL


    PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Compreender as dinâmicas da mobilidade humana forçada, promovendo a empatia, o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes frente aos desafios vivenciados por populações em situação de itinerância, especialmente os refugiados, a fim de formar cidadãos conscientes, solidários e atuantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas expositivas e dialogadas: Apresentação de conceitos relacionados às migrações humanas, conflitos geopolíticos e direitos humanos, promovendo a escuta ativa, o debate e a reflexão crítica. • • Trabalhos em grupo e atividades colaborativas: Realização de jogos de simulação, criação de HQs, podcasts, murais e outras produções coletivas que estimulem o protagonismo e o respeito à diversidade de ideias. • • Utilização de recursos didáticos diversos: Exploração de mapas, vídeos, músicas, documentários, fotografias e depoimentos reais, além de ferramentas digitais como Kahoot, Comica, Canva, CapCut e aplicativos de edição. • • Atividades práticas, criativas e lúdicas: Oficinas culturais, construção de diários fictícios, dramatizações, dinâmicas de empatia e rodas de conversa, integrando conteúdos teóricos com vivências simbólicas. • • Avaliação contínua e formativa: Acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes por meio de observação, produções orais e escritas, participação em atividades, trabalhos autorais e autoavaliação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva, que ocorrerá no CEPI Maria Joana de Jesus, será realizada por meio da Feira Temática “Caminhos em Movimento”, uma exposição interativa e multicultural composta por produtos desenvolvidos ao longo das aulas. O evento contará com a apresentação de podcasts, HQs, murais artísticos, vídeos e dramatizações criados pelos estudantes, abordando as trajetórias, desafios e culturas de povos em situação de itinerância e refúgio.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 3 - Dinheiro na Mente: Aprendendo a Lidar com as Finanças desde Cedo - professora Joyce Lorena

    RESPONSÁVEL


    PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à administração do dinheiro, consumo consciente e planejamento financeiro pessoal.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas expositivas e dialogadas: explicando os conceitos-chave com exemplos do cotidiano. • Dinâmicas e jogos educativos: como simulações de mercado, bingo financeiro, jogos de orçamento. • Atividades práticas: elaboração de planilhas de orçamento pessoal/familiar. • Pesquisas e debates: sobre hábitos de consumo, publicidade e cultura do consumo. • Convidados externos: especialistas da área econômica/financeira. • Feira de educação financeira: apresentação de trabalhos e experiências desenvolvidas pelos alunos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será apresentada na culminância situações e casos em que a educação financeira é aplicada em nosso cotidiano
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Matemática



    Eletiva nº 4 - POÉTICA DAS ARTES - professora Maria José

    RESPONSÁVEL


    PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • • Promover a compreensão e a expressão artística por meio da exploração de diferentes linguagens e manifestações culturais, desenvolvendo nos estudantes CEPI Maria Joana de Jesus, a criatividade, o pensamento crítico, a sensibilidade estética e a valorização da diversidade, para que sejam capazes de interpretar, produzir e refletir sobre as artes em suas múltiplas formas e significados.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva "Poética das Artes" será desenvolvida por meio de uma abordagem interdisciplinar e participativa, com foco no protagonismo dos estudantes e na vivência prática das artes. As aulas serão interativas, promovendo discussões sobre conceitos, obras e contextos artísticos, estimulando o diálogo e a troca de ideias. Serão realizadas análises de obras literárias, músicas, pinturas, filmes e outras manifestações artísticas, sempre contextualizadas em seus aspectos históricos, sociais e culturais. Os alunos participarão de oficinas práticas, com momentos dedicados à experimentação e criação artística, como escrita criativa, produção visual, performances teatrais e composições musicais. Projetos colaborativos serão incentivados, integrando diferentes linguagens artísticas para estimular o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade. Os alunos terão apoio dos professores de Língua Portuguesa, Educação Física, Química e Matemática dentro da Arte, de forma interdisciplinar.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância será marcada por uma exposição das obras realizadas pelos alunos ao longo das aulas, apresentando a diversidade de expressões artísticas desenvolvidas durante a eletiva. O evento será realizado na unidade escolar para que todos os demais alunos que participaram de outras eletivas. Além da exposição das obras, os alunos terão a oportunidade de apresentar algumas de suas criações, explicando o processo criativo, as inspirações, as origens e os contextos culturais relacionados a cada trabalho. Essas apresentações poderão incluir performances teatrais, declamação de poesias, canções e explicações sobre as obras visuais. O objetivo da culminância é não apenas celebrar a criatividade dos alunos, mas também promover a troca de saberes e a reflexão sobre as diversas culturas e perspectivas abordadas na eletiva. Esse momento reforçará o protagonismo estudantil, permitindo que cada participante compartilhe suas experiências artísticas e aprofunde a valorização da arte como forma de expressão e identidade.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 5 - Redação nota 1000 - Professor Articulador: Daniel Bidu

    RESPONSÁVEL


    PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos estudantes do Ensino Médio o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produção textual, a fim de prepará-los para realizar a redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir de situações de aprendizagem que favoreçam a consciência crítica e reflexiva, a autonomia, necessários para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A metodologia utilizada para a execução dessa eletiva consistirá em aulas dialogadas com a mediação do professor, expondo, através de recursos didáticos e midiáticos diversos, conteúdos propostos pela eletiva através de debates, pesquisas, produção de materiais informativos e a produção e correção de redações. Assim, o estudante terá a oportunidade de participar da aula ativamente e expor seus conhecimentos prévios e experiências num ambiente de respeito e aceitação, realizando atividades de análise, investigação, observação, uso das TDICs e desenvolvendo o tema de acordo com as orientações propostas a cada aula.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva acontecerá com a exposição das redações desenvolvidas pelos estudantes com as devidas orientações dos professores responsáveis pela eletiva, e a apresentação de materiais produzidos pelos alunos no decorrer da eletiva sobre o tema.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 6 - Lugar de Mulher é onde ela Quiser! - Professora: Iara Souza Silva Oliveira

    RESPONSÁVEL


    PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva visa aprofundar a reflexão crítica e a análise epistemológica dos construtos de gênero, mulher e representação. Propõe-se a desvelar as intrincadas dinâmicas das relações de poder entre homens e mulheres, investigando questões de gênero e a perpetuação da sociedade patriarcal, bem como os multifacetados mecanismos de dominação masculina.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Metodologicamente a eletiva será dividida em dois momentos: momento teórico/ prático e culminância. Assim, os alunos poderão aprofundar seus conhecimentos e depois apresentar na culminância suas análises e reflexões.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da eletiva " LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!" será um momento significativo para apresentar o aprendizado, as reflexões e produções desenvolvidas pelos estudantes ao longo da eletiva. O evento reunirá algumas manifestações artísticas e culturais no ambiente escolar, considerando as demais eletivas envolvidas, isto vai promover um espaço interativo, de conscientização, e engajamento social dos discentes, no que tange a pensar sobre a representação das mulheres e discussões de genenro dentro da sociedade. A culminância da eletiva será findada com uma "Mostra Cultural: Vozes Femininas". Os alunos apresentarão os trabalhos desenvolvidos ao longo da eletiva para a comunidade escolar (outras turmas, professores etc.).
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Filosofia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 7 - HORTA ORGÂNICA COM A PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS - SOCIOEDUCAÇÃO - professor Wenderson

    RESPONSÁVEL


    PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A implementação de uma horta escolar tem o potencial de enriquecer a experiência educacional dos alunos, promovendo a conscientização sobre alimentação saudável, sustentabilidade e o meio ambiente. Este projeto visa criar um espaço onde os alunos possam aprender na prática, cultivando hortaliças e integrando conhecimentos de diversas disciplinas, propõe a integração do conhecimento das ciências humanas, ciências da natureza e matemática por meio da criação de uma horta orgânica. Este projeto não apenas promove a produção de alimentos saudáveis, mas também aborda o multiculturalismo, incentivando os alunos a explorarem diferentes culturas alimentares e práticas agrícolas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Iniciaremos a aula da horta orgânica com uma reunião com os alunos inscritos, mostrando através de um vídeo em sala com a utilização do data show, posteriormente iremos apresentar a horta da escola que iremos preparar a terra com adubo orgânico apresentação da irrigação automatizada. Após ter preparado a terra iremos realizar o plantio com as mudas já preparadas que serão adquiridas por terceirização, para ter um rendimento melhor. Dividiremos a equipe, tendo o tesoureiro a equipe de irrigação de todos os dias. Chegando assim o período de colheita e preparação para a feira na escola.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será realizada na culminância a apresentação dos produtos colhidos na horta da escola.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  Matemática



    Eletiva nº 8 - ARTESANATO AFRO-BRASILEIRO - professor Alison

    RESPONSÁVEL


    PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Valorizar e promover o artesanato afro-brasileiro, contribuindo para a preservação dessa riqueza cultural, promovendo um maior entendimento e respeito entre diferentes culturas. Estimular a criatividade dos alunos, encorajando a criação de peças originais que respeitem e celebrem a tradição afro-brasileira. Promover a consciência da importância do artesanato como expressão cultural e meio de sustento para comunidades tradicionais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Leitura e analise de textos diversos, filmes, documetários, vídeos. Debate Rodas de conversa Pesquisa Análise de diferentes técnicas artesanais Prática artesanal Criação de peças Não ao Racismo Exposição
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentar os trabalhos realizados na eletiva para a comunidade escolar, promovendo a cultura afro-brasileira e a valorização do artesanato.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 9 - Aplicando a poética da música: ensino de violão em nosso dia a dia - PROFESSOR BENTO

    RESPONSÁVEL


    PAULA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais, realizando práticas artísticas de aprendizagem do violão para executar de modo colaborativo repertórios que perpassam pelo ensino coletivo do instrumento.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A metodologia no ensino de violão deve ser progressiva, prática e motivadora. O primeiro passo é apresentar o instrumento, suas partes e como segurá-lo corretamente. Em seguida, ensina-se a afinação, essencial para o bom som. O terceiro passo envolve a introdução dos acordes básicos e o posicionamento correto dos dedos. Com isso, inicia-se a prática de batidas rítmicas simples, desenvolvendo coordenação motora. Aos poucos, o aluno é incentivado a tocar músicas fáceis, promovendo a aplicação do que aprendeu. A leitura de cifras e tablaturas também é introduzida de forma gradual. Exercícios de dedilhado são acrescentados para melhorar a técnica. A prática constante é estimulada para reforçar o aprendizado. Feedbacks individuais ajudam na correção de erros. Por fim, apresentações simples aumentam a confiança e valorizam o progresso.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será apresentado na culminância um show de talentos envolvendo todos os alunos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Geografia
    •  Matemática